ambientes integrados

Tendência: como os ambientes integrados tornam a casa mais funcional

As vantagens dos ambientes integrados são inegáveis: a casa funciona de forma mais eficiente, tornando a sua vida muito mais fácil e mais agradável. Mas quando você começa a pensar em criar um ambiente integrado, pode parecer uma tarefa complexa e trabalhosa, não é mesmo?

Quando pensamos em reformar o imóvel para criar uma integração entre os espaços, logo vem à cabeça aquele quebra quebra e a bagunça da obra, certo? Nós estamos aqui para mostrar que não precisa ser assim!

Aqui você vai encontrar algumas dicas para ajudá-lo a incorporar todos os elementos necessários para criar uma casa totalmente integrada, vem conferir!

O que é um ambiente integrado?

Uma casa que foi projetada para ser um lar é mais do que uma simples coleção de cômodos, principalmente no cenário atual em que o isolamento social fez grande parte da população passar mais tempo dentro de casa. Hoje, o lar é um lugar onde as pessoas vivem, trabalham, relaxam e se divertem.

Neste contexto e considerando o estilo de vida moderno com rotinas mais agitadas, a demanda por espaços mais funcionais cresceu e influenciou na busca por imóveis com layouts inteligentes, assim o conceito de ambientes integrados foi se tornando cada vez mais presente nas construções atuais. 

A integração dos diferentes elementos da casa em um todo harmonioso leva o visual a um nível mais moderno, melhorando tanto a estética quanto a economia e a funcionalidade dos ambientes. Os benefícios são inúmeros: continue a leitura para saber mais!

Vantagens de um ambiente integrado

As casas com ambientes integrados não são apenas uma moda do momento, mas uma filosofia, um ideal que combina, no mesmo espaço, todas as funções necessárias a uma vida moderna. 

A cozinha, por exemplo, não é mais vista como um espaço puramente funcional, mas como uma área acolhedora para desfrutar de sua família e amigos, por isso é projetada com todo o conforto para que você possa receber convidados e interagir com eles enquanto prepara a comida.

  • Sensação de amplitude, ideal para imóveis pequenos 
  • Melhora a ventilação e contribui para a entrada de luz natural
  • Facilita a interação com convidados, mesmo que estejam em cômodos diferentes
  • Mais tranquilidade e praticidade para quem tem crianças

Como criar um ambiente integrado

Se você está considerando uma reforma em casa, mas não tem certeza da direção a tomar, analise a ideia de integrar os cômodos. Um ambiente integrado é a opção de projeto mais funcional e atraente por infinitas razões, como vimos neste post.

A ideia do conceito é maximizar os benefícios de cada cômodo, tornando-os complementares entre si. Confira algumas dicas que vão te ajudar a aplicar o conceito na prática: 

1. Saiba quais são as suas necessidades e objetivos com a mudança

Antes de qualquer reforma, é preciso entender as suas necessidades diárias e seus objetivos com as mudanças para saber exatamente em quais pontos focar. Se deseja criar um ambiente mais receptivo, por exemplo, integrar cozinha e sala de estar ou cozinha e área externa são uma excelente opção.

Já se a ideia é ficar de olho nas crianças enquanto trabalha, por exemplo, pode deixar um cantinho para o home office integrado ao espaço onde os pequenos brincam. A mesma ideia vale para ter os pequenos à vista enquanto cozinha e assim por diante. Existem muitas formas de integrar ambientes, basta encontrar a que melhor se adapta à sua realidade.

2. Delimite os espaços de maneira criativa

Uma outra vantagem de ter uma casa com ambiente integrado é a possibilidade de apostar em uma decoração mais criativa. Como os cômodos tendem a manter uma unidade visual, ter detalhes para delimitá-los é importante e você pode fazer isso de maneiras bem simples.

Criar uma parede de destaque, utilizar móveis para separar os espaços ou até mesmo elementos decorativos (como tapetes e quadros) são alguns exemplos de como você pode criar essas delimitações visuais sem a necessidade de separar cômodos com paredes. 

Com essas pequenas ações você consegue demarcar as funções de cada ambiente, deixando claro onde fica cada área da casa. 

3. Crie um equilíbrio entre os ambientes

Falamos sobre criar uma decoração criativa e delimitar espaços com móveis, cores ou itens decorativos, mas é importante sempre considerar o equilíbrio entre cada detalhe. Manter a harmonia entre os ambientes é essencial para evitar que a sua casa fique visualmente carregada. 

Usar cores complementares, móveis com texturas que combinam e decorações equilibradas vai contribuir para ambientes mais harmônicos, agradáveis e bem organizados. Isso não significa que tudo precisa ser neutro, ok? 

Você pode usar cores mais fortes e detalhes que representem a sua personalidade, mas lembre-se de não exagerar: crie uma parede de destaque colorida e deixe as outras com cor neutra ou coloque cor nos acessórios, como almofadas, quadros e tapetes, por exemplo.

4. É possível integrar ambientes sem quebrar tudo

Sim, você pode integrar ambientes sem precisar quebrar tudo em casa! Para quem não quer passar pelo estresse de uma grande obra, saiba que os cômodos não precisam estar totalmente abertos para criar essa sensação de integração.

Colocar uma porta de vidro entre a sala ou a cozinha e a área externa, por exemplo, já é o suficiente para manter a integração entre os ambientes e garantir todos os benefícios do conceito, como melhorar a ventilação e a iluminação natural. Divisórias como biombos também são boas opções, assim como utilizar estantes com prateleiras e nichos para delimitar ambientes. 

5. O piso certo faz toda a diferença

Como já citamos aqui, os ambientes integrados precisam ter uma unidade visual para refletir o resultado desejado, e uma das melhores maneiras de fazer isso é utilizando um mesmo piso nos cômodos escolhidos para seguir o conceito de integração. Isso ajuda a criar uma sensação de amplitude na casa.

Para delimitar os ambientes, vale aplicar as dicas que compartilhamos aqui nos itens anteriores ou ainda instalar soleiras entre os cômodos, mantendo o equilíbrio entre as cores sempre. 

Viu só como é possível transformar os espaços de maneira simples e ter uma casa com ambientes integrados sem necessariamente precisar quebrar paredes? Agora é hora de colocar todas as dicas deste post em prática e deixar o seu lar ainda mais incrível!

https://conspem.com.br/dicas-de-organizacao-para-casa/

https://conspem.com.br/pontos-essenciais-do-projeto-arquitetonico/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em função da pandemia do Corona Vírus, todos os colaboradores estão atendendo em Home Office.

Para atendimento ligue para os números:
Depto. Comercial - (11) 95389-0148
Depto. Financeiro - (11) 98383-8132
Depto. Administrativo - (11) 95389-0149

Agradecemos a Compreensão

A Conspem atua no mercado há mais de 30 anos, especializada em revestimentos de paredes e pisos com Fulget Tradicional (Granito Lavado Fultec) e Granilha (Fulget Acrílico), além de reformas em fachadas.

Produtos

Últimas Obras

Contato

Atendimento:
(11) 2094-4742
(11) 2092-9682
(11) 2092-9528
(11) 2094-3692
(11) 2092-2228

e-mail:
comercial@conspem.com.br

Rolar para cima