desperdício de materiais de construção

5 passos para evitar desperdício de materiais de construção

Muita coisa mudou no mundo das obras, mas o desperdício de materiais de construção ainda é um grande problema para o meio ambiente e para o seu bolso. Apesar de ser um problema comum, isso pode ser evitado com atitudes bem simples.

Quer saber como evitar desperdício de materiais de construção? Então continue a leitura e acompanhe dicas essenciais neste post!

Como evitar desperdício de materiais de construção?

O desperdício de materiais nas obras ainda é uma realidade preocupante que afeta diretamente na execução do projeto e andamento da construção.

Só para você ter uma ideia, pesquisas mostraram que o reflexo financeiro do desperdício chega a 30%. É muita coisa, não é mesmo? Isso sem contar os impactos ambientais.

Apesar desses números, o desperdício não precisa ser uma prática comum e pode ser facilmente resolvida com um bom planejamento e uma boa organização. Otimizar a utilização dos recursos é bem simples e ajuda na economia na construção.

Dicas para evitar desperdício de materiais de construção

Evitar o desperdício pode ser muito mais fácil do que você imagina e nós vamos te mostrar como fazer isso. O resultado é uma obra bem mais econômica e sustentável.

Confira essas dicas para evitar desperdício de materiais de construção:

1. Planejamento é tudo!

Um bom planejamento de obra é a base para a economia de materiais. Planejar todas as etapas permite prever a quantidade de material necessária e visualizar melhor seus gastos ao longo da obra.

É importante colocar tudo na ponta do lápis e ter um cronograma para acompanhar entregas e uso do material.

2. Não compre mais do que precisa

Não precisa se empolgar na hora de comprar o material: com o planejamento em mãos, compre apenas o necessário. Tenha o planejamento definido com seu arquiteto como guia e converse com ele sobre a reserva adequada de materiais para evitar imprevistos.

3. Converse com a sua equipe

Outro ponto importante para evitar desperdícios é compartilhar o planejamento com a equipe responsável pela sua construção e orientar sobre a quantidade de material a ser utilizada, cuidados na execução e conscientização sobre o desperdício de material.

4. Acompanhe as obras de perto

Esteja sempre por perto e acompanhe cada etapa das obras, sempre conversando com a equipe para tomar conhecimento das necessidades e reforçar a importância de otimizar o uso dos recursos.

5. Reutilize materiais e encontre maneiras de economizar

Reutilizar materiais é uma ótima opção de economizar e ajudar o meio ambiente, evitando o desperdício de recursos. Por isso, oriente a equipe a não descartar as sobras de materiais, que poderão ser utilizadas em outro contexto.

Você também pode buscar soluções para combater o desperdício. Algumas mais simples, como realizar a paginação de pisos, são indispensáveis no planejamento e outras podem trazer um ótimo custo-benefício, como o uso de DryWall e concreto pré-moldado, por exemplo.

Outra opção de material sustentável para sua construção é o piso fulget: além de ter fácil aplicação, uma das grandes vantagens do fulget é o seu processo produtivo não industrial.

Quer encontrar o piso fulget perfeito e garantir mais sustentabilidade a sua obra? Então acesse o site da Conspem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Conspem atua no mercado há mais de 30 anos, especializada em revestimentos de paredes e pisos com Fulget Tradicional (Granito Lavado Fultec) e Granilha (Fulget Acrílico), além de reformas em fachadas.

Contato

Atendimento:
(11) 2094-4742
(11) 2092-9682
(11) 2092-9528
(11) 2094-3692
(11) 2092-2228

e-mail:
comercial@conspem.com.br

Rolar para cima