como pintar paredes

Como pintar paredes: confira um passo a passo infalível!

Que tal aproveitar a quarentena para renovar um cantinho da sua casa? Pintar paredes pode fazer toda a diferença em um ambiente, além de ser uma ótima forma de passar o tempo!

Ao longo deste post, vamos te contar como pintar paredes sem erro. Continue a leitura e convide a família para participar do processo com você!

Passo a passo para pintar paredes sem erro!

1. Lista de materiais

  • Rolo de lã 23 cm e pincel
  • Lixas (mais finas se a superfície estiver firme e mais grossas caso tenha mais imperfeições para corrigir)
  • Lona, jornais, plásticos e fita crepe para proteger o ambiente dos respingos de tinta
  • Tinta de sua preferência
  • Massa corrida para corrigir buracos e imperfeições da parede e selador, caso necessário
  • Desempenadeira para aplicar a massa corrida
  • Espátula para retirar a tinta atual

Com o isolamento social, dê preferência para comprar material de construção online.

2. Organize o ambiente

Retire todos os móveis que conseguir e cubra com plástico ou panos aqueles que não puderem ser retirados, afastando-os das paredes que serão pintadas. É importante também proteger o chão: cubra-o com plástico ou jornais para evitar respingos.

Depois é hora de colocar fita crepe nos locais que não receberão pintura como a volta de janelas e portas, cantos e rodapés. Lembre-se também de retirar os espelhos de interruptores: se não for possível, coloque fita ao redor deles também.

3. Prepare a parede

Agora é hora de preparar as superfícies que receberão a pintura. Para isso, retire revestimentos para parede ou a tinta atual com a espátula e lixe as paredes para deixá-las mais lisas e uniformes, passe um pano úmido para tirar o pó e qualquer resíduo de sujeira antes de começar.

Depois utilize a massa corrida para cobrir buracos e imperfeições, aplicando-a com o auxílio da desempenadeira e da espátula para os cantos. 

4. Por onde começar?

O ideal é começar a pintura de parede pelos cantos e molduras de janelas e portas: faça este processo com o pincel para garantir maior precisão. Se for pintar o teto também, comece por ele e utilize um cabo ou prolongador para alcança-lo com o rolo.

Depois é hora de começar a pintura com o rolo nas paredes. Para isso, dilua a tinta conforme as instruções do fabricante e coloque uma boa quantidade em uma bandeja de aplicação. Ao pegar a tinta com o rolo, evite deixá-lo muito encharcado.

5. Como manusear o pincel e o rolo?

Siga uma linha reta com o pincel e faça movimentos suaves, depois passe o rolo nessa área para tirar possíveis marcas de cerdas e deixar a pintura mais uniforme.

Quanto ao rolo, basta aplicar a tinta com movimentos de vai e vem uniformes, começando de baixo para cima. Continue o movimento paralelamente para espalhar a tinta e repita o processo até cobrir toda a superfície: nossa dica é começar em uma pequena área até pegar o jeito. 

6. Quantas demãos são necessárias?

Normalmente, duas demãos são suficientes para conseguir uma pintura de parede uniforme. Se achar necessário, pode fazer uma terceira demão, mas lembre-se de respeitar o tempo de secagem do produto antes de começar uma nova camada. 

E então, se animou para pintar paredes e renovar ambientes? Então não deixe de conferir outras dicas de reforma, construção e decoração no blog da Conspem para deixar a sua casa ainda mais incrível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em função da pandemia do Corona Vírus, todos os colaboradores estão atendendo em Home Office.

Para atendimento ligue para os números:
Depto. Comercial - (11) 95389-0148
Depto. Financeiro - (11) 98383-8132
Depto. Administrativo - (11) 95389-0149

Agradecemos a Compreensão

Rolar para cima