organização da área de serviço

7 dicas para manter a organização da área de serviço

Manter os cômodos da casa arrumados nem sempre é uma missão fácil em meio a correria do dia a dia, não é mesmo? Apesar disso, a bagunça pode atrapalhar a funcionalidade dos ambientes e atrasar a realização de tarefas diárias, isso é ainda mais intensificado na área de serviço, por exemplo.

Para que você consiga realizar as tarefas com tranquilidade e praticidade na área, é preciso contar com uma certa estruturação de utensílios e produtos, por isso separamos dicas práticas para te ajudar a manter a organização da área de serviço. É só seguir a leitura para conferir!

Como criar uma área de serviço funcional?

A área de serviço é um espaço normalmente deixado de lado quando pensamos na decoração e na composição dos ambientes, mas tirar um tempinho para deixá-la mais funcional vai fazer toda a diferença no seu dia a dia. Pensar nos detalhes de acabamento e organização garante muito mais praticidade na rotina e, consequentemente, mais agilidade na realização das tarefas – vantagem importante em meio a correria, não é mesmo?

Por isso é importante pensar no melhor layout e na distribuição mais adequada do espaço para otimizá-lo, principalmente porque, na grande maioria dos imóveis, a área de serviço não costuma ser muito grande. O posicionamento dos equipamentos, os espaços de armazenamento e até mesmo a escolha dos acabamentos, como pintura e piso, podem impactar na organização e funcionalidade da área de serviço.

Neste contexto, decidimos trazer algumas dicas extras antes de compartilhar os pontos essenciais para manter a organização da área de serviço. Anote esses cuidados que vão ajudar a tornar a sua área de serviço mais prática:

  • Tenha uma boa iluminação

Este pode parecer um detalhe bobo, mas uma boa iluminação é muito importante para a área de serviço, pois ela vai te ajudar nas tarefas diárias e facilitar a limpeza geral. Aqui a dica é apostar, principalmente, na luz natural: janelas são muito bem-vindas neste espaço e podem trazer uma excelente iluminação, além de contribuir para a ventilação. 

Apesar da iluminação natural ser importante, o reforço com luzes artificiais também é essencial, principalmente se você utiliza o espaço em horários de pouca luz ou caso a entrada de luz natural no ambiente seja reduzida. As lâmpadas LED são uma excelente escolha, pois são uma ótima fonte de luz e ainda são mais econômicas – a dica é posicioná-las de maneira estratégica.

  • Use e abuse dos organizadores

Cestas, caixas organizadoras, nichos, gavetas, armários: independente das suas escolhas, ter espaços de armazenamento é essencial para manter a funcionalidade da área de serviço. Os organizadores são importantes aliados na hora de esconder a bagunça e manter a ordem dos produtos e objetos, o que contribui também para a agilidade nas tarefas diárias.

Isso porque, ao otimizar a área de serviço, você otimiza também o tempo de realização das tarefas: os organizadores mantêm cada coisa em seu lugar e assim você perde menos tempo procurando produtos pelas gavetas e armários. Ainda neste post, vamos trazer outras dicas para organizar a área com a ajuda destes espaços de armazenamento, por isso fique atento.

  • Escolha o piso correto

Sim, a escolha do piso também é uma decisão muito importante para a área de serviço. Isso porque o espaço está em contato constante com a água e outros líquidos, como os produtos de limpeza, por isso é preciso tomar cuidado com escorregões e quedas. 

A melhor maneira de manter a segurança de todos e evitar qualquer tipo de acidente é por meio do piso: aqui, os modelos de pisos antiderrapantes são indispensáveis. Certifique-se de que o material escolhido por você conta com essa capacidade (pisos em porcelanato ou fulget são ótimas opções) e tome outras precauções, como instalar um portão de proteção caso tenha crianças em casa, por exemplo. 

7 dicas de organização para área de serviço

Até aqui, você já pode perceber como a decoração é capaz de contribuir para a organização da área de serviço, certo? O uso correto do layout e a escolha de itens adequados são passos simples, mas essenciais para manter a funcionalidade da área e tornar o seu dia a dia muito mais prático. 

 Pensando nisso, temos algumas dicas de organização para área de serviço, confira:

1. Aposte nas prateleiras para otimizar o espaço

Organizadores verticais – aqueles que podem ser presos às paredes – são excelentes para quem tem pouca metragem disponível na área de serviço. Além de não tomar muito espaço, eles ajudam muito na organização de produtos e objetos. 

As prateleiras flutuantes, por exemplo, são ótimas aliadas para a funcionalidade e até mesmo para a decoração da área de serviço, assim como os nichos flutuantes. Você pode encontrar modelos de diversos formatos, tamanhos, cores e materiais: aqui vale a pena pensar na estética também, assim o item se torna um complemento decorativo para o visual da área de serviço, criando um ambiente muito mais agradável.

2. Não deixe a roupa suja jogada

Organizar uma vez é fácil, mas o desafio está em manter essa organização ao longo dos dias. Para isso, é importante incluir alguns hábitos simples na rotina de uso do espaço: definir um lugar para as roupas sujas é um deles.

Nada de deixar a roupa jogada por aí! Compre um cesto para roupa suja, coloque-o na área de serviço e não deixe para colocar as peças nele depois: assim que as tirar do corpo, já leve-as ao cesto, sem risco de esquecer e acabar acumulando roupas em outros cômodos da casa. 

Além de manter a organização da área de serviço – e de toda a casa – este hábito também agiliza o momento de lavar as roupas, pois as peças sujas estarão todas em um só lugar, com fácil acesso.

3. Crie uma rotina

Outra maneira de manter a organização da área de serviço é estabelecer uma rotina para realizar as suas tarefas ao longo da semana. A dica é criar um cronograma e dividir as atividades de acordo com as suas necessidades: separe um ou dois dias para lavar roupa, um terceiro para passar e outro para lavar sapatos ou roupas de cama, por exemplo. 

A mesma dica vale para o restante da limpeza da casa. Uma boa maneira de fazer a divisão é por cômodos: cada dia você faz uma limpeza mais simples de um cômodo e depois reserve um dia da semana para fazer uma faxina mais pesada. Isso vai ajudar no momento dessa limpeza mais completa, pois você não precisará lidar com muita sujeira e desordem acumulados.

4. Equipamentos e móveis multifuncionais podem ajudar

Equipamentos e móveis com capacidade multifuncional contribuem não apenas para a organização, mas também para a otimização do espaço, por isso são perfeitos para quem tem uma área de serviço de tamanho reduzido. 

Máquinas de lavar e secar em um mesmo equipamento, armários multiuso, estantes com rodinhas, bancadas dobráveis e armários com muitas gavetas são alguns exemplos de itens multifuncionais que podem te ajudar a melhorar a distribuição do layout na lavanderia. 

Aqui também vale a pena lembrar a importância de saber as dimensões da área antes de comprar os equipamentos e mobiliários, assim você não corre o risco de comprar produtos desproporcionais que podem acabar ocupando muito espaço. 

5. Guarde tudo após usar

Lembra quando falamos sobre não deixar as roupas sujas jogadas por aí? Pois é, a dica é válida também para todos os outros objetos da lavanderia e da casa de modo geral também. 

Usou a vassoura para limpar a casa? Assim que terminar, guarde-a novamente no seu lugar de origem. Lavou as roupas, usou amaciante e sabão em pó? Guarde os potes e embalagens nos locais definidos por você assim que terminar. Não deixe nada para depois, pois isso só vai estimular a desorganização.

Muitas vezes deixamos para depois, vamos fazer outras tarefas e esquecemos de organizar. Quando percebemos, tudo já se acumulou e a bagunça apareceu.

6. Use etiquetas para identificar produtos 

Outra ação simples, mas capaz de transformar a organização da lavanderia é o uso de etiquetas para identificação de produtos e utensílios armazenados na área. Ao criar essa setorização e definir um lugar para cada coisa, você vai facilitar o momento de achar produtos e objetos.

Se você guarda sacos de lixo em uma gaveta, por exemplo, escreva em uma etiqueta e cole na frente para que todos saibam onde encontrar. Aqui é importante lembrar da regra de guardar tudo no lugar após o uso, ok? Caso contrário, os itens vão continuar fora do lugar e as etiquetas não vão servir para nada. 

7. Deixe os itens mais utilizados em locais de fácil acesso

Deixar os produtos e objetos que você mais utiliza no dia a dia em locais de fácil acesso pode otimizar o seu tempo e ajudar na organização do espaço. Isso significa que eles estarão sempre à mão e você não vai perder tempo procurando por eles. 

As prateleiras abertas são ótimos espaços para este fim: coloque nelas potes com produtos como sabão em pó e amaciante, por exemplo (ou qualquer outro produto que você usa bastante no dia a dia). Os ganchos também são bons aliados neste contexto e podem servir para pendurar vassouras, rodos e puxa-sacos – outros itens muito utilizados na rotina de limpeza da casa. 

Com o ambiente organizado, vai ficar até mais agradável realizar as tarefas de limpeza da casa. Então não perca tempo e coloque agora mesmo as nossas dicas em prática para deixar a sua lavanderia sempre limpinha e arrumada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em função da pandemia do Corona Vírus, todos os colaboradores estão atendendo em Home Office.

Para atendimento ligue para os números:
Depto. Comercial - (11) 95389-0148
Depto. Financeiro - (11) 98383-8132
Depto. Administrativo - (11) 95389-0149

Agradecemos a Compreensão

A Conspem atua no mercado há mais de 30 anos, especializada em revestimentos de paredes e pisos com Fulget Tradicional (Granito Lavado Fultec) e Granilha (Fulget Acrílico), além de reformas em fachadas.

Contato

Atendimento:
(11) 2094-4742
(11) 2092-9682
(11) 2092-9528
(11) 2094-3692
(11) 2092-2228

e-mail:
[email protected]

Rolar para cima