pisos e revestimentos

Entenda de uma vez por todas a diferença entre piso e revestimento

Se você está construindo ou reformando já deve ter se perguntado isso: afinal, qual a diferença entre piso e revestimento? Os dois são bem parecidos e costumam ser confundidos, mas tem uma distinção importante.

Quer descobrir qual é essa diferença? Então continue a leitura deste post e aproveite para conferir dicas sobre como escolher os melhores pisos e revestimentos para a sua casa!

Afinal, qual é a diferença entre piso e revestimento?

Muita gente tem essa dúvida e ainda confunde pisos e revestimentos exatamente porque os dois são materiais muito parecidos. A grande diferença entre eles está na aplicação: nós vamos te explicar melhor.

Enquanto os pisos só podem ser aplicados no chão, os revestimentos – dependendo de sua resistência – também podem ser colocados nas paredes. Outra diferença está no formato: os pisos costumam oferecer uma variedade maior para escolha, já os revestimentos normalmente são retangulares.

Como escolher o piso ideal?

Para escolher o piso ideal você deve considerar diversos fatores como a decoração, a metragem do ambiente e o cômodo em que ele será instalado. Confira algumas dicas para acertar na escolha:

  • Áreas molhadas, como área de serviço, banheiro e cozinha pedem um piso antiderrapante. Áreas externas descobertas e bordas de piscina também exigem essa característica
  • Para os quartos, priorize pisos que trazem aconchego e conforto térmico, como o piso fulget
  • Escolha materiais de fácil manutenção e de alta resistência para não precisar trocar tão cedo
  • Combine cores, formatos e estampas com a decoração do ambiente

Como escolher o revestimento ideal?

Assim como na escolha do piso, a hora de selecionar o revestimento perfeito exige alguns cuidados. Além da estética, pense na funcionalidade do material, assim como em sua durabilidade.

Separamos algumas dicas para te ajudar na escolha do revestimento também. Olha só:

  • Certifique-se sobre a resistência do produto, principalmente se for aplicá-lo na parede
  • Considere o clima da sua região para escolher o melhor material. Cidades com clima mais frios pedem revestimentos mais quentes, já os revestimentos frios podem ser uma boa combinação em locais com temperaturas mais altas
  • Combine os revestimentos para parede com a decoração: se o ambiente for mais descontraído, peças coloridas ou estampadas são um ótimo complemento. Para ambientes mais clássicos, tons neutros são ideais
  • Revestimentos na cozinha facilitam a limpeza, principalmente em locais que a gordura e a sujeira podem se acumular mais como a pia ou próximo ao fogão.

Conheça os principais tipos de piso e revestimento!

Agora que você já entendeu as diferenças entre piso e revestimento, e já sabe o que considerar na hora da escolha, que tal conhecer alguns materiais para deixar a sua casa incrível?

Confira os melhores tipos de piso e revestimento para facilitar a escolha:

1. Tipos de piso

  • Pisos laminados ou vinílicos: oferecem um custo mais atrativo e conferem uma sensação mais aconchegante ao ambiente, por isso são muito indicados para salas e quartos.
  • Pisos cerâmicos: esses modelos são muito comuns, fáceis de limpar e versáteis, oferecendo diversas opções que podem combinar com qualquer ambiente.
  • Piso fulget: o piso fulget é antiderrapante, atérmico (não retém calor), possui alta resistência e fácil manutenção. Com ótimo custo-benefício, você pode optar pelo modelo tradicional – com superfície mais áspera e visual mais rústico – ou pelo modelo resinado, que tem acabamento liso e visual mais clássico. 

2. Tipos de revestimento

  • Azulejos: os azulejos são a escolha mais comum de revestimento para parede, exatamente por oferecer uma variedade de cores, estampas e tamanhos. Eles são de cerâmica e podem ser encontrados com acabamento brilhante, estampado ou acetinado. 
  • Pastilhas: essas peças também são feitas de cerâmica e oferecem uma variedade de cores e acabamentos, mas possuem dimensões menores. As pastilhas têm alta durabilidade e são muito indicadas para ambientes úmidos, como os banheiros.
  • Pedras: as pedras conferem um visual mais rústico e elegante aos espaços. O revestimento fulget é uma ótima opção para quem quer esse resultado sem sentir o peso no bolso. 

Gostou dessas dicas? Agora é só escolher seus pisos e revestimentos preferidos! Aqui na Conspem você encontra outras dicas valiosas para deixar a sua casa digna de capa de revista, não deixe de conferir!

2 comentários em “Entenda de uma vez por todas a diferença entre piso e revestimento”

    1. Agência Alafia Marketing Digital

      Olá, Tânia! Por ser um piso antiderrapante e garantir mais segurança, o fulget é muito indicado para escadas. Para fazer um orçamento é só entrar em contato pelo telefone: (11) 95389-0148

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em função da pandemia do Corona Vírus, todos os colaboradores estão atendendo em Home Office.

Para atendimento ligue para os números:
Depto. Comercial - (11) 95389-0148
Depto. Financeiro - (11) 98383-8132
Depto. Administrativo - (11) 95389-0149

Agradecemos a Compreensão

Rolar para cima