casa inteligente

Conheça 5 itens que não podem faltar em uma casa inteligente

Você já deve ter ouvido o termo casa inteligente por aí, certo? Os dispositivos criados para automação residencial não fazem sucesso à toa: quem nunca quis apagar as luzes com apenas um comando de voz ou chegar em casa e já ter o ar condicionado ligado na temperatura que gosta? 

As tecnologias capazes de automatizar residências são cada vez mais comuns e os dispositivos trazem funções cada vez mais variadas, e a tendência de automação residencial veio para ficar. 

Pensando nisso, criamos este conteúdo para compartilhar com você os principais dispositivos para casa inteligente. Vem conferir!

Afinal, o que é uma casa inteligente?

Antes de compartilharmos dicas de dispositivos para automatizar o seu lar, vale a pena explicarmos melhor o termo casa inteligente. Bom, uma casa inteligente é aquela que conta com um sistema de automação, que pode ser controlado por diversos dispositivos de inteligência artificial, como as famosas assistentes virtuais. 

Os dispositivos podem oferecer configurações variadas, com sistemas de segurança, som, controle de iluminação e integração de eletrodomésticos, por exemplo. Vale destacar que você pode ter dispositivos com diferentes funções em casa e integrá-los para complementar a automação e facilitar ainda mais o dia a dia. 

Vantagens dos dispositivos para casa inteligente

  • Segurança

A segurança é uma das principais vantagens proporcionadas pelos dispositivos de automação residencial. Poder contar com uma fechadura que só abre com digital ou códigos, ter acesso fácil a câmeras e outros sistemas de segurança ativos dentro da casa mesmo de longe e controlar tudo pelo seu smartphone são benefícios importantes trazidos por essas tecnologias.

  • Praticidade

A praticidade é outro grande benefício garantido pelas assistentes virtuais e outros dispositivos de automação. Você pode programar os dispositivos para começar a tocar a sua música preferida ao chegar em casa ou ainda ligar o ar condicionado na temperatura que você mais gosta em um horário determinado, por exemplo.

Tudo pode ser feito de acordo com as suas necessidades diárias, o que facilita muito a rotina, principalmente para quem tem um dia a dia mais agitado. 

  • Economia

Outro ponto muito positivo dos aparelhos de automação residencial é a possibilidade de economizar energia e otimizar o uso dos equipamentos da casa. Você pode escolher um horário determinado para acender e apagar as luzes ou até mesmo apagá-las de outro cômodo, caso tenha esquecido uma luz acesa em ambientes vazios. 

5 dispositivos para casa inteligente

1. Assistentes virtuais

As assistentes virtuais são os dispositivos para casa inteligente mais conhecidos e não é à toa, pois são a principal base da automação residencial. No Brasil, você pode encontrar a Alexa, integrada aos dispositivos Echo da Amazon, ou Google Assistente, disponível no Google Nest Mini. 

Esses aparelhos contam com inteligências artificiais programadas para responder a comandos de voz ou configurações determinadas pelo usuário. Você pode pedir para ouvir uma música ou para acender as luzes usando apenas a sua voz, mas também pode configurar horários direto no dispositivo para ativar equipamentos da casa, como o ar condicionado ou a tv, por exemplo. 

2. Robô aspirador

O robô aspirador é ideal para quem precisa de uma ajudinha com a limpeza da casa. Em meio a correria do dia a dia é comum faltar tempo para fazer aquela faxina diária, mas com o robô aspirador você não precisa mais se preocupar com isso!

O equipamento faz a limpeza da casa de maneira automática e é perfeito para aquela manutenção diária para tirar o pó acumulado ou os pelos dos pets que ficam espalhados pela casa, sabe? O dispositivo é capaz de medir as distâncias da área a ser limpa, além de ter sensor de obstáculos. As configurações mudam de um fabricante para outro, mas hoje existem diversas opções no mercado, desde as mais acessíveis até as mais caras. 

3. Lâmpada inteligente

As lâmpadas inteligentes foram um grande avanço tecnológico e não exigem uma casa totalmente automatizada para funcionar. Isso porque o mercado já disponibiliza opções de lâmpadas LED que podem ser controladas por aplicativos diretamente no seu smartphone. 

É possível ativar diversas configurações, como horário para acender e apagar as luzes, regulagem de intensidade da iluminação e até mesmo mudança de coloração da lâmpada. Muito interessante, não é mesmo? Você nunca mais vai precisar levantar da cama para apagar as luzes antes de dormir e ainda vai poder criar ambientes bem aconchegantes com o controle de intensidade e escolha de cores, além disso ainda pode economizar energia e tornar a casa mais sustentável

4. Controle universal

O controle universal, também conhecido como smart hub, pode controlar diversos equipamentos da casa. Você pode conectá-lo diretamente aos assistentes virtuais que você utiliza para automação residencial (como Alexa, Siri e Google Assistente, por exemplo) e assim integrá-los para controlar tudo de um só lugar.

Uma grande vantagem de fazer essa integração é que você não precisa baixar milhares de aplicativos para controlar diferentes assistentes e muito menos ter vários controles para gerenciar equipamentos e eletrodomésticos na sua casa. Outro ponto interessante é que você pode economizar energia ativando funções inteligentes e otimizando o desempenho dos aparelhos no seu lar. 

5. Fechadura inteligente

Conhecidas também como smartlocks, as fechaduras inteligentes contribuem para uma casa muito mais segura, uma vez que o acesso é feito por meio de configurações pré definidas por você. É possível conectar a fechadura com o seu smartphone, por exemplo: se ativar esse comando, a porta pode se abrir automaticamente ao identificar o seu celular assim que você chegar.

Faltou bateria no celular? Não tem problema: os dispositivos costumam oferecer também a opção de senha ou digital para abrir a porta. Além disso, existem fechaduras que se conectam com assistentes virtuais como a Alexa, o que permite que você configure comandos específicos para quando você chegar em casa, como acender as luzes ou ligar o ar condicionado, por exemplo. 

E então, gostou das dicas? Tornar uma casa totalmente automatizada pode ter um custo mais elevado, por isso o nosso conselho é adquirir os produtos aos poucos de acordo com as suas necessidades: hoje o mercado oferece maior variedade de dispositivos com preços mais acessíveis, por isso vale a pena pesquisar.

Aqui no blog da Conspem você encontra outras dicas para transformar a sua casa em um lugar mais aconchegante, prático e funcional. Não deixe de conferir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em função da pandemia do Corona Vírus, todos os colaboradores estão atendendo em Home Office.

Para atendimento ligue para os números:
Depto. Comercial - (11) 95389-0148
Depto. Financeiro - (11) 98383-8132
Depto. Administrativo - (11) 95389-0149

Agradecemos a Compreensão

A Conspem atua no mercado há mais de 30 anos, especializada em revestimentos de paredes e pisos com Fulget Tradicional (Granito Lavado Fultec) e Granilha (Fulget Acrílico), além de reformas em fachadas.

Produtos

Últimas Obras

Contato

Atendimento:
(11) 2094-4742
(11) 2092-9682
(11) 2092-9528
(11) 2094-3692
(11) 2092-2228

e-mail:
comercial@conspem.com.br

Rolar para cima