piso antiderrapante

Pisos antiderrapantes: como escolher o melhor para cada ambiente?

Os pisos antiderrapantes são essenciais para a segurança de diversos ambientes da casa, mas escolher entre as diversas opções disponíveis nem sempre é uma tarefa fácil. Para acertar, é preciso considerar alguns fatores como durabilidade, resistência, facilidade na limpeza e design.

Pensando nisso, vamos compartilhar com você algumas dicas sobre como escolher o melhor piso antiderrapante para cada ambiente da casa, além de falar sobre os principais modelos. Continue a leitura para conferir!

Quando devo usar o piso antiderrapante?

A principal função do piso antiderrapante é trazer mais segurança para os ambientes da casa, prevenindo escorregões e quedas. Com uma superfície mais áspera ou rugosa, esses pisos são indispensáveis para as áreas que estão em contato constante com a água, umidade ou gordura. 

Confira onde você deve colocar o piso antiderrapante em casa: 

  • Calçadas
  • Áreas externas
  • Escadas e rampas
  • Garagem
  • Decks e entorno da piscina 
  • Banheiro
  • Cozinha
  • Área de serviço

Além desses ambientes, casas com idosos ou crianças podem estender o uso do piso antiderrapante para outras áreas, como os quartos e até mesmo a sala ou outros cômodos comuns bastante utilizados por eles. 

Conheça os principais pisos antiderrapantes

Antes de falarmos sobre alguns pontos importantes a se considerar no momento de escolher o seu piso antiderrapante, é preciso conhecer os principais modelos disponíveis no mercado. Assim você pode visualizar melhor todas as suas possibilidades e decidir qual deles é a melhor opção para você.

Olha só esses tipos de pisos antiderrapantes e algumas dicas de ambientes para aplicar cada um deles:

1. Pisos emborrachados

Os pisos emborrachados são excelentes opções para uma academia ou área de exercício, assim como espaços voltados para as crianças: um parquinho, uma brinquedoteca ou até mesmo o quarto dos pequenos funcionam muito bem com este tipo de piso.

Além de possuir a capacidade antiderrapante, o piso emborrachado absorve muito bem as quedas por ser uma superfície mais macia, tem um custo-benefício bem atrativo e uma ótima absorção acústica.

2. Pisos cimentícios

Estes modelos são produzidos com concreto de alto rendimento e por isso são muito resistentes: uma ótima opção para quem busca um produto para usar a longo prazo, se mantendo livre dos custos com manutenção por mais tempo. 

Dentre os pisos cimentícios, o cimento queimado é o mais comum e se tornou uma grande tendência para compor decorações mais rústicas ou com um toque industrial. O material é bastante versátil e pode se dar muito bem nas áreas externas da casa.

3. Pisos ripados

Produzidos em madeira ou borracha, os pisos ripados conferem maior segurança contra escorregões graças a distância maior entre as peças. A instalação desses modelos é muito comum em decks e áreas de piscina.

Apesar disso, vale ter um cuidado extra com os espaços entre as peças, além de tratar a madeira para evitar danos precoces causados pela umidade. Se preferir, existem modelos que imitam a madeira em porcelanato, por exemplo: o visual incrível fica garantido e você ainda pode utilizar um material mais durável.

4. Pisos de pedras naturais

pisos antiderrapantes

A alta resistência e durabilidade é um grande destaque nos pisos de pedras naturais, exatamente pela matéria prima principal da composição: as pedras. Mas as vantagens não param por aí, já que este material também confere a característica antiderrapante que estamos procurando aqui.

Quintais, escadas e a área da piscina ficam muito bem com o piso de pedras, ajudando a criar um ambiente mais rústico sem perder a elegância. Em alguns casos, como com o piso fulget, é possível até mesmo utilizar cores diferentes e fazer alguns desenhos no chão. 

5. Porcelanato e cerâmica

O porcelanato e a cerâmica são materiais muito procurados pela sua durabilidade e versatilidade. Eles podem ser encontrados em diversas cores e ficam muito bem aplicados em quintais, áreas de serviço e cozinha.

É possível encontrar porcelanatos que imitam madeira, por exemplo, o que o torna uma perfeita composição para a área da piscina e decks, substituindo a madeira natural que exige um cuidado maior e pode ter um preço mais elevado, além de uma durabilidade bem menor. 

Como escolher o melhor piso antiderrapante?

Já conhecemos os principais modelos de piso antiderrapante e sabemos em quais ambientes da casa ele é indispensável, mas com tantas opções disponíveis fica até difícil escolher uma só, não é mesmo?

Pois não precisa se preocupar com isso: nós te ajudamos a encontrar o piso antiderrapante ideal para você! Para isso é importante considerar alguns fatores no momento da compra e escolher de acordo com cada área. 

Confira o que você deve levar em conta para não errar na escolha e encontrar o modelo ideal de piso antiderrapante para garantir a segurança da casa:

1. Considere o ambiente em que ele será instalado

O piso antiderrapante é ideal para as áreas molhadas, mas é preciso considerar o ambiente no qual ele será instalado para escolher o modelo certo. Além de pensar no visual e no objetivo de uso, você deve analisar a metragem e a estrutura do espaço.

Áreas externas sujam com mais facilidade e estão mais expostos a intempéries, por isso podem exigir pisos mais resistentes e que não acumulem tanta sujeira. Um piso atérmico, como o piso fulget, pode ser uma ótima opção, já que eles não absorvem tanto o calor e promovem mais conforto térmico. 

2. Combine com a decoração

Outro ponto importante é pensar no visual, afinal o piso vai compor a decoração do ambiente. Se você quer um design mais rústico, os pisos de pedras naturais ou os que imitam madeira são ótimas opções.

Para quem busca um ambiente mais clean, a dica é escolher pisos em tons mais neutros e mais claros. Vale até buscar algumas referências na internet para encontrar o seu estilo e conseguir deixar todos os cômodos com a sua cara. 

3. Pense na limpeza do material

Praticidade também deve ser uma palavra-chave quando você está a procura do piso antiderrapante ideal. Neste contexto, encontrar um material que permite uma limpeza mais simples é essencial.

Busque pisos que não acumulem tanta sujeira e podem ser higienizados de forma prática. Aliado a isso, analise também a manutenção do produto: quanto mais resistente ele for, menores as chances de você precisar gastar com reparos ou trocas por um longo período. 

4. Analise a durabilidade do piso

Como citamos no item anterior, analisar a manutenção do produto é essencial para evitar gastos extras com a necessidade de reparos. Sendo assim, um dos principais pontos a serem considerados no momento da escolha é a resistência e a durabilidade do piso.

Normalmente, os pisos antiderrapantes são produzidos para serem mais resistentes e por isso costumam ter uma vida útil bem longa, mas lembre-se de pesquisar este ponto com atenção. 

Pronto para escolher o seu piso antiderrapante? Aproveite para conferir outros conteúdos exclusivos sobre decoração aqui no blog da Conspem e deixe a sua casa ainda mais incrível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em função da pandemia do Corona Vírus, todos os colaboradores estão atendendo em Home Office.

Para atendimento ligue para os números:
Depto. Comercial - (11) 95389-0148
Depto. Financeiro - (11) 98383-8132
Depto. Administrativo - (11) 95389-0149

Agradecemos a Compreensão

A Conspem atua no mercado há mais de 30 anos, especializada em revestimentos de paredes e pisos com Fulget Tradicional (Granito Lavado Fultec) e Granilha (Fulget Acrílico), além de reformas em fachadas.

Contato

Atendimento:
(11) 2094-4742
(11) 2092-9682
(11) 2092-9528
(11) 2094-3692
(11) 2092-2228

e-mail:
[email protected]

Rolar para cima