projeto de arquitetura

Pontos essenciais para criar um projeto arquitetônico incrível

Para agradar um cliente e criar um bom projeto de arquitetura é preciso ir além do conhecimento técnico e conhecer o perfil dos futuros moradores do imóvel. A boa notícia é que existem alguns pontos para te ajudar a desenvolver uma proposta perfeita.

Quer saber quais são estes pontos? Então continue com a gente até o fim deste post!

Quais são as etapas de um projeto de arquitetura?

Como arquiteto, você tem o papel de apresentar o melhor caminho dentro das possibilidades do terreno de acordo com as expectativas do cliente. Criar um bom projeto de arquitetura significa oferecer opções funcionais e estéticas conforme o gosto pessoal desse cliente.

Além disso, é preciso respeitar o orçamento disponibilizado para a construção. Fazer uma lista da quantidade de materiais ajuda a evitar o desperdício durante a execução do projeto. 

Com isso em mente, é hora de desenvolver o projeto arquitetônico seguindo essas etapas: 

  • Estudo preliminar
  • Anteprojeto
  • Projeto de aprovação
  • Projeto executivo
  • Acompanhamento e execução da obra

Para facilitar o acompanhamento da execução do projeto, faça um planejamento de obra com prazos, etapas e materiais necessários. Isso vai evitar contratempos e problemas com orçamento. 

Como criar um bom projeto arquitetônico?

1. Conheça o cliente

Para conseguir identificar as expectativas do seu cliente para a obra é muito importante ter uma conversa sincera com ele. Pergunte sobre os gostos pessoais, descubra como ele deseja decorar os ambientes e quais são as necessidades diárias dele.

2. Solução para os problemas

Um bom projeto arquitetônico deve identificar problemas e apresentar soluções eficientes para eles. Neste contexto, o estudo do terreno e do seu entorno é essencial: entender com o que você está lidando vai te ajudar a encontrar os melhores recursos para criar o projeto perfeito. 

3. Funcionalidade e estética

Reunir funcionalidade e estética é outra questão indispensável para garantir um projeto mais eficiente. De nada adianta ter uma casa linda, mas nada funcional, certo? Por isso essas duas características devem caminhar sempre juntas. 

4. Adequação às necessidades do cliente

Logo no primeiro item desta lista falamos sobre a importância de conhecer com o cliente, lembra? Durante a conversa que você terá com ele, será possível identificar as necessidades dos moradores da casa: quando estiver fazendo seu projeto, pense nelas para criar ambientes mais práticos para o dia a dia da família.

Se o seu cliente tem uma rotina mais agitada e sem muito tempo para limpeza, por exemplo, sugira opções de pisos com fácil manutenção e outros itens que podem facilitar o processo de limpeza. 

Agora vai ficar fácil acertar no projeto de arquitetura com esses passos! Aproveite para conferir outras dicas sobre construções, reformas e decoração aqui no blog da Conspem e otimize ainda mais os seus projetos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em função da pandemia do Corona Vírus, todos os colaboradores estão atendendo em Home Office.

Para atendimento ligue para os números:
Depto. Comercial - (11) 95389-0148
Depto. Financeiro - (11) 98383-8132
Depto. Administrativo - (11) 95389-0149

Agradecemos a Compreensão

Rolar para cima